Torcemos fervorosamente para que seu(s) nome(s) esteja(m) na lista abaixo!
Se estiver(em), PARABÉNS!
NOTA: Caso o(s) seu(s) nome(s) esteja(m) na lista abaixo, mas você(s) não tenha(m) recebido a carta-aceite do respectivo trabalho, favor entrar em contato imediato pelo perfil do Facebook do EPEL ou pelo e-mail xvepelinscricoes@yahoo.com.br.
A ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO – Camila Chermont Cunha (UFPA).
A DRAMATICIDADE NO POEMA MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO – Ingrid da Silva MARINHO (UFPA); Suellainy Vieira da CRUZ (UFPA).
A LÍNGUA SOB A ÓTICA DA TERMINOLOGIA – Davi Pereira de Souza + Francisca Imaculada Santos Oliveira + Laís de Nazaré dos Santos Santos. (UFPA).
AMOR DE PERDIÇÃO: UMA NOVELA CAMILIANA À LUZ DO FOLHETIM – ISAAC LEVY (ESMAC).
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SUAS VARIAÇÕES – Flávia Rosana Machado dos SANTOS (UFPA).
A MÚSICA E O PERÍODO PÓS-DITATORIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRESENÇA EFETIVA DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL – Ellen Joisse Maciel Ferreira (UFPA).
A PROXIMIDADE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA COM A LÍNGUA ESPANHOLA – Klismman Brito Lisboa (UFPA).
A PERSONAGEM DONA BENTA COMO MEDIADORA DE LEITURA NO LIVRO FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO – Tainara Dantas da Silva.
A PRODUÇAO AUTONOMA DO MATERIAL DIDATICO DO PROFESSOR COMO RECURSO DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA – Robson Borges Rua (UFPA).
A UTOPIA DE VIRGÍNIA EM ENTRAR NA DANÇA: A BUSCA DA PROTAGONISTA DE CIRANDA DE PEDRA EM ENCONTRAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE – Kamila Rodrigues Lima (UFPA).
CHARGE: A IMPORTÂNCIA DO DESPERTAR CRÍTICO NO ALUNO – Igor Barbosa Marques + Samara Ferreira da Silva.
DA PERSEGUIÇÃO ESTADUNIDENSE AOS COMUNISTAS SEGUNDO O GIGANTE DE FERRO E SEU REFLEXO NO BRASIL – Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA); Renata Régia Campos RIBEIRO (UFPA).
ENTRE RIOS E IGARAPÉS: NARRATIVAS ORAIS MÍTICAS NA COMUNIDADE RIBEIRINHA BOA VISTA DO JABUTI MAIOR – Gizelya da Silva Morais (UEPA).
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ILHA DE MARAJÓ/SOURE – Nathália Cristina Nogueira Gonçalves (UFPA/Soure).
FALA, ORALIDADE E GÊNEROS DISCURSIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS - UMA ANÁLISE DOS LIVROS DE 5° AO 9° ANO DA COLEÇÃO LINGUAGEM E INTERAÇÃO – Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA).
INSERÇÃO DA VARIEDADE PADRÃO NO DIALETO CAIPIRA DO PERSONAGEM “CHICO BENTO”: COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E COMUNICATIVA OU APROPRIAÇÃO DE UM SUPOSTO STATUS SOCIAL? – Ladyana dos Santos Lobato (UFPA/Abaetetuba).
“INTERSEMIÓTICA, LITERATURA E CINEMA, O CORPO: A “BONITINHA” OBRA DE NELSON RODRIGUES EM QUESTÃO” – João Leno Pereira de Maria (UFPA).
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO LITERÁRIA DE LOVECRAFT E OS MYTHOS DE CTHULHU – Breno Pauxis Muinhos (UFPA).
MARINA COLASSANTI ENTRE FACES: O FEMININO E O MARAVILHOSO NO CONTO “A MOÇA TECELÔ – Karen Daniella Cunha Moraes (UEPA); Raimundo Silva Neto (UEPA).
NARRATIVAS ORAIS SOBRE A COBRA GRANDE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DO IMAGINÁRIO MOJUENSE – Alessandro Jean da Silva Pereira (UEPA).
O REALISMO MÁGICO E A ALDEIA DE MACONDO – Raimundo Conceição de Araujo de Sousa (UFPA).
O USO DAS VARIANTES /ÃW/ ~ /ÕW/ ~ /Õ/ NA FALA DA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS NO INTERIOR DO PARÁ – Lígia Pinheiro Negrão.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM APLICADAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA ILHA DO MARAJÓ – SOURE/PA – Renata Santana Silva (UFPA/ Soure).
PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO DO ORAL PARA O ESCRITO NO GÊNERO LENDA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS COMO REFLEXO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS – Jéssica Daniele de Lavor Vieira (UFPA); Tainá do Socorro Costa Paula (UFPA).
QUANDO AS ANIMAÇÕES IMITAM O REAL: MERMAID, DE OSAMU TEZUKA, E A REPRESSÃO À PRODUÇÃO CULTURAL DURANTE O REGIME MILITAR BRASILEIRO – Paloma Silva da COSTA (UEPA); Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA).
RUAS, CALÇADAS E CASEBRES, OPERÁRIOS, MENINOS E CANTORES DISPOSTOS EM VERSOS: UMA TRANSCRIAÇÃO DO POEMA “MINHA CIDADE, MINHA VIDA”, DE ADEMIR BRAZ – Abilio Pacheco de Souza (UFPA-Bragança).
TERMINOLOGIA E DICIONÁRIOS DIGITAIS: UMA NOVA FÓRMULA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PESQUISA TERMINOGRÁFICA – Robson Gomes Fernandes (UFPA).
TRABALHANDO A ESCRITA E A REESCRITA A PARTIR DO GÊNERO CRÔNICA – Aline Priscila Maciel de Moraes. (UFPA) Érica Faustina da Silva (UFPA).
UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA – André Felipe Pereira de Souza (UEPA).
TRABALHANDO LEITURA E INTERPRETAÇÃO: LENDAS – Cássio dos Santos Melo (FAEL-UFPA).
UM NARRADOR, SUAS MEMÓRIAS E A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA NAS MARGENS SECAS DA CIDADE – Dione Maria Lima Monteiro (UFPA).
VARIAÇÃO E IDENTIDADE: ANÁLISE SOCIOLINGUISTICA NA AÇÃO EDUCATIVA DOS PROFESSORES E ALUNOS QUE ATUAM NA EJA NAS COMUNIDADES DAS ILHAS AMAZÔNICAS BELENENSES – Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (PIBIC/CNPq/UEPA).
A MUSICALIDADE DA DITADURA – Aline Cristina Santana Da Silva (UFPA).
A PRODUÇAO AUTONOMA DO MATERIAL DIDATICO DO PROFESSOR COMO RECURSO DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA – Robson Borges Rua (UFPA).
LINGUAGEM VIRTUAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: VOCÊ CURTE ISSO? – Viviane Fonseca do Rosário (UFPA)
LITERATURA INFANTIL DE RESISTÊNCIA PÓS-64 – Abilio Pacheco de Souza (UFPA-Bragança); Ladyana Lobato (UFPA-Abaetetuba).
O NASCIMENTO DAS LITERATURAS DE HORROR, FANTASIA E FICÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO – Jean Kleyton Ferreira COUTINHO (UFPA); Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA); Tailson Rodrigues de LIMA (UFPA).
O CAMINHO DO ESCRITOR; A JORNADA DO HERÓI – Rafael dos Santos Lopes (UEPA).
TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE LEITORES – Alan José Pojo Silva (UFPA).
XV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras – Marabá: os rios da linguagem se encontram aqui.
Nos vemos lá!
Se estiver(em), PARABÉNS!
NOTA: Caso o(s) seu(s) nome(s) esteja(m) na lista abaixo, mas você(s) não tenha(m) recebido a carta-aceite do respectivo trabalho, favor entrar em contato imediato pelo perfil do Facebook do EPEL ou pelo e-mail xvepelinscricoes@yahoo.com.br.
COMUNICAÇÕES
A ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL JORNALÍSTICO – Camila Chermont Cunha (UFPA).
A DRAMATICIDADE NO POEMA MORTE E VIDA SEVERINA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO – Ingrid da Silva MARINHO (UFPA); Suellainy Vieira da CRUZ (UFPA).
A LÍNGUA SOB A ÓTICA DA TERMINOLOGIA – Davi Pereira de Souza + Francisca Imaculada Santos Oliveira + Laís de Nazaré dos Santos Santos. (UFPA).
AMOR DE PERDIÇÃO: UMA NOVELA CAMILIANA À LUZ DO FOLHETIM – ISAAC LEVY (ESMAC).
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SUAS VARIAÇÕES – Flávia Rosana Machado dos SANTOS (UFPA).
A MÚSICA E O PERÍODO PÓS-DITATORIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRESENÇA EFETIVA DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL – Ellen Joisse Maciel Ferreira (UFPA).
A PROXIMIDADE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA COM A LÍNGUA ESPANHOLA – Klismman Brito Lisboa (UFPA).
A PERSONAGEM DONA BENTA COMO MEDIADORA DE LEITURA NO LIVRO FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO – Tainara Dantas da Silva.
A PRODUÇAO AUTONOMA DO MATERIAL DIDATICO DO PROFESSOR COMO RECURSO DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA – Robson Borges Rua (UFPA).
A UTOPIA DE VIRGÍNIA EM ENTRAR NA DANÇA: A BUSCA DA PROTAGONISTA DE CIRANDA DE PEDRA EM ENCONTRAR SEU LUGAR NA SOCIEDADE – Kamila Rodrigues Lima (UFPA).
CHARGE: A IMPORTÂNCIA DO DESPERTAR CRÍTICO NO ALUNO – Igor Barbosa Marques + Samara Ferreira da Silva.
DA PERSEGUIÇÃO ESTADUNIDENSE AOS COMUNISTAS SEGUNDO O GIGANTE DE FERRO E SEU REFLEXO NO BRASIL – Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA); Renata Régia Campos RIBEIRO (UFPA).
ENTRE RIOS E IGARAPÉS: NARRATIVAS ORAIS MÍTICAS NA COMUNIDADE RIBEIRINHA BOA VISTA DO JABUTI MAIOR – Gizelya da Silva Morais (UEPA).
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ILHA DE MARAJÓ/SOURE – Nathália Cristina Nogueira Gonçalves (UFPA/Soure).
FALA, ORALIDADE E GÊNEROS DISCURSIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS - UMA ANÁLISE DOS LIVROS DE 5° AO 9° ANO DA COLEÇÃO LINGUAGEM E INTERAÇÃO – Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA).
INSERÇÃO DA VARIEDADE PADRÃO NO DIALETO CAIPIRA DO PERSONAGEM “CHICO BENTO”: COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E COMUNICATIVA OU APROPRIAÇÃO DE UM SUPOSTO STATUS SOCIAL? – Ladyana dos Santos Lobato (UFPA/Abaetetuba).
“INTERSEMIÓTICA, LITERATURA E CINEMA, O CORPO: A “BONITINHA” OBRA DE NELSON RODRIGUES EM QUESTÃO” – João Leno Pereira de Maria (UFPA).
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO LITERÁRIA DE LOVECRAFT E OS MYTHOS DE CTHULHU – Breno Pauxis Muinhos (UFPA).
MARINA COLASSANTI ENTRE FACES: O FEMININO E O MARAVILHOSO NO CONTO “A MOÇA TECELÔ – Karen Daniella Cunha Moraes (UEPA); Raimundo Silva Neto (UEPA).
NARRATIVAS ORAIS SOBRE A COBRA GRANDE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL DO IMAGINÁRIO MOJUENSE – Alessandro Jean da Silva Pereira (UEPA).
O REALISMO MÁGICO E A ALDEIA DE MACONDO – Raimundo Conceição de Araujo de Sousa (UFPA).
O USO DAS VARIANTES /ÃW/ ~ /ÕW/ ~ /Õ/ NA FALA DA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS NO INTERIOR DO PARÁ – Lígia Pinheiro Negrão.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM APLICADAS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS NA ILHA DO MARAJÓ – SOURE/PA – Renata Santana Silva (UFPA/ Soure).
PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO DO ORAL PARA O ESCRITO NO GÊNERO LENDA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS COMO REFLEXO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS – Jéssica Daniele de Lavor Vieira (UFPA); Tainá do Socorro Costa Paula (UFPA).
QUANDO AS ANIMAÇÕES IMITAM O REAL: MERMAID, DE OSAMU TEZUKA, E A REPRESSÃO À PRODUÇÃO CULTURAL DURANTE O REGIME MILITAR BRASILEIRO – Paloma Silva da COSTA (UEPA); Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA).
RUAS, CALÇADAS E CASEBRES, OPERÁRIOS, MENINOS E CANTORES DISPOSTOS EM VERSOS: UMA TRANSCRIAÇÃO DO POEMA “MINHA CIDADE, MINHA VIDA”, DE ADEMIR BRAZ – Abilio Pacheco de Souza (UFPA-Bragança).
TERMINOLOGIA E DICIONÁRIOS DIGITAIS: UMA NOVA FÓRMULA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PESQUISA TERMINOGRÁFICA – Robson Gomes Fernandes (UFPA).
TRABALHANDO A ESCRITA E A REESCRITA A PARTIR DO GÊNERO CRÔNICA – Aline Priscila Maciel de Moraes. (UFPA) Érica Faustina da Silva (UFPA).
UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA – André Felipe Pereira de Souza (UEPA).
TRABALHANDO LEITURA E INTERPRETAÇÃO: LENDAS – Cássio dos Santos Melo (FAEL-UFPA).
UM NARRADOR, SUAS MEMÓRIAS E A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA NAS MARGENS SECAS DA CIDADE – Dione Maria Lima Monteiro (UFPA).
VARIAÇÃO E IDENTIDADE: ANÁLISE SOCIOLINGUISTICA NA AÇÃO EDUCATIVA DOS PROFESSORES E ALUNOS QUE ATUAM NA EJA NAS COMUNIDADES DAS ILHAS AMAZÔNICAS BELENENSES – Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (PIBIC/CNPq/UEPA).
MINICURSOS
A MUSICALIDADE DA DITADURA – Aline Cristina Santana Da Silva (UFPA).
A PRODUÇAO AUTONOMA DO MATERIAL DIDATICO DO PROFESSOR COMO RECURSO DE ENRIQUECIMENTO DAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA – Robson Borges Rua (UFPA).
LINGUAGEM VIRTUAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: VOCÊ CURTE ISSO? – Viviane Fonseca do Rosário (UFPA)
LITERATURA INFANTIL DE RESISTÊNCIA PÓS-64 – Abilio Pacheco de Souza (UFPA-Bragança); Ladyana Lobato (UFPA-Abaetetuba).
O NASCIMENTO DAS LITERATURAS DE HORROR, FANTASIA E FICÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO – Jean Kleyton Ferreira COUTINHO (UFPA); Rafael Alexandrino MALAFAIA (UFPA); Tailson Rodrigues de LIMA (UFPA).
OFICINAS
O CAMINHO DO ESCRITOR; A JORNADA DO HERÓI – Rafael dos Santos Lopes (UEPA).
TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE LEITORES – Alan José Pojo Silva (UFPA).
XV Encontro Paraense dos Estudantes de Letras – Marabá: os rios da linguagem se encontram aqui.
Nos vemos lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário