quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

UM POUCO MAIS SOBRE MARABÁ

(bandeira da cidade de Marabá)
Os encontros acadêmicos de estudantes universitários têm como finalidade precípua reunir o maior contingente de discentes da área, com a finalidade de discutir temas que possam contribuir para a difusão de conhecimento, aprofundar questões relacionadas com as propostas de pesquisa e de produção científica, além de rever métodos e dinâmicas didático-pedagógicas que venham ao encontro da sua formação profissional.
(localização de Marabá no mapa do Pará)
O evento Marabá: os rios das linguagens se encontram aqui, projetado para acontecer no período de 09 a 11 de fevereiro de 2011, além de atender às aspirações de encontros desta natureza, pretende chamar a atenção para o espaço escolhido para efetivação da proposta.
(brasão do município)
O município de Marabá está localizado no interior do estado do Pará. Conhecida por ter como referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiunas, formando uma espécie de “y” no seio da cidade, vista de cima. É formada basicamente por seis distritos urbanos interligados por rodovias.
(praça principal da cidade)
O povoamento da região de Marabá se deu nos fins do século XIX, com a chegada de imigrantes goianos e maranhenses. A emancipação municipal ocorreu em 1913, com seu desmembramento do município de Baião. O desenvolvimento do município durante um grande período foi dado pelo extrativismo vegetal, mas com a descoberta da Província Mineral de Carajás, Marabá se desenvolveu muito rapidamente, tornando-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial. Hoje Marabá é um grande entroncamento logístico, interligada por cinco rodovias ao território nacional, por via aérea, ferroviária e fluvial.
(biblioteca do campus Marabá da UFPA)
A UFPA não ficou imune aos apelos e condições de crescimento e desenvolvimento da região e implantou CAMAR, o campus universitário em Marabá, em 1987 com a implantação inicial dos cursos de Licenciatura Plena em História, Letras, Matemática, Geografia e Pedagogia.
(visão lateral de uma das instalações do campus Marabá da UFPA)
O Campus amplia suas ações de ensino para outros municípios da região, através da criação de três núcleos, instalados nos municípios de Xinguara, Parauapebas (no qual foi criado o curso de Pedagogia no período intervalar) e Rondon do Pará (sendo criado o curso de Letras, também no regime intervalar). Dessa forma, o processo de expansão do Projeto de Interiorização da UFPA permitiu aos poucos oportunizar à sociedade regional a formação no ensino superior, em diferentes modalidades e cursos.
(ponte sobre o Rio Tocantins [por favor! não se joguem dessa ponte!])
As discussões a serem empreendidas, durante o evento, além de valorizarem os temas atinentes a área de Letras, de interesse particular dos estudantes e professores envolvidos, promoverão reflexões e atividades que valorizem aspectos relativos a práticas e à memória histórica e sócio-cultural do município.

Mais informações em:
Prefeitura de Marabá
Marabá na Wikipédia
Marabá na Desciclopédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário